4ª Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa comemora avanços e lança campanhas contra a intolerância religiosa

|



Líderes religiosos de matriz africana e umbanda mobilizam adeptos e simpatizantes para o seminário dia 20 e caminhada no dia 21 de janeiro de 2012 em Porto Alegre

Sob o slogan Unidos seremos fortes, a 4ª Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa pretende mobilizar grande número de adeptos e simpatizantes no dia 21 de janeiro de 2012, em Porto Alegre. O movimento, que teve início em 2009, reúne religiosos de matriz africana e umbanda da capital e do interior, além de convidados de diversas regiões do Brasil. Nesta edição, que homenageia Mestre Borel – Ancestralidade Negra, Babalorisa e Alagbe que faleceu em 2011 e que participou de todas as outras marchas, os participantes comemoram um importante avanço: o comprometimento do governo do Estado de atender reivindicações apresentadas dia 21 de novembro de 2011, em reunião no Palácio Piratini com o Governador.

No documento entregue ao governador Tarso Genro, os religiosos, lembrando que o Rio Grande do Sul é o estado que abriga o maior número de terreiros do Brasil, reivindicam o assentamento imediato de uma representação dos Povos de Terreiro no Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico Social – CEDES; a criação de um Conselho de Políticas Públicas para Povos de Terreiro, vinculado ao Gabinete do Governador, com o objetivo de pensar e construir ações afirmativas e políticas públicas; e a transformação da Coordenadoria de Igualdade Racial em uma Secretaria com estrutura para o desenvolvimento de políticas voltadas para o Povo Negro, sem deixar de incluir os Povos Indígenas. Quanto ao CEDES o assento já foi assegurado e as outras reivindicações estão tramitando.

A 4ª Marcha, terá uma extensa programação. Como no ano anterior será realizado um seminário e neste será lançado o Mapa da Intolerância Religiosa no Brasil – importante documento que visualiza o que vem sendo o mote desta manifestação e também terá o lançamento da Campanha “Democracia, Paz e Religião: Respeite! Promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidencia da República, no dia 20 de janeiro no Auditório Dante Barone. Esta marcha se caracteriza contra a intolerância religiosa e o racismo, é promovida na capital gaúcha pela RENAFRO-SAÚDE-RS, com o apoio do Gabinete do Povo negro da Prefeitura de Porto Alegre, SINDISPREV e SINDISERF e tem na comissão organizadora as seguintes parcerias CEDRAB, GPUC-UFRGS, MNU/RS, AFRICANAMENTE, FORMA/RS, GT - AÇOES AFIRMATIVAS, CEUCAB, UNEGRO-RS, YAHYA PRODUÇÕES, ATRAI, ESTAF, EGBE ORUM AIYE, ILE AXÉ YEMONJA OMI OLODO.
A concentração inicia às 14h, em frente ao Mercado Público Central, com saída às 16h, Avança pela avenida Borges de Medeiros até o Largo Zumbi dos Palmares e de lá vai para a Usina do Gasômetro. No encerramento em frente ao rio Guaíba, são homenageados os orixás das águas.

Histórico

Motivada por diversas denúncias, a 1ª Marcha foi realizada em 21 de janeiro de 2009 - Dia Nacional de Mobilização Contra a Intolerância Religiosa, com a participação de 2.000 pessoas. Os organizadores entregaram ao Governo do Estado um documento reivindicando a implementação da Delegacia contra a Intolerância Religiosa e o Racismo. Protocolaram também uma ADIN - Ação direta de inconstitucionalidade contra a Lei 13085 de 5 de dezembro de 2008 - "Lei da Mordaça Religiosa”.

Caravanas de todo o estado mobilizaram-se para a 2ª Marcha, que integrou a programação do Fórum Social Mundial 10 Anos, em 2010, e teve a adesão de diversas organizações governamentais e não governamentais do estado e do cenário nacional. Foi uma edição que marcou com a campanha "Quem é de axé, diz que é!", preparando os adeptos para o Censo de 2010.

A criação de uma comissão inter-religiosa vinculada ao Gabinete do Povo Negro do Município, para dar conta de toda a demanda relacionada à intolerância religiosa, e a construção e implementação de políticas públicas para terreiros foram reivindicações da 3ª Marcha, em 2011. Um seminário precedeu a caminhada, com o objetivo de discutir o Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e o Estatuto Estadual, da Igualdade Racial, reunindo lideranças das religiões de matriz africana e do Movimento Negro de todo o país.

Nesta edição, retomar as reivindicações ainda em aberto, como a da delegacia Contra Intolerância Religiosa e realizar o seminário, é uma de suas metas de maior importância.


Redação: José Walter de Castro Alves – Reg. Prof. 4762

Noticias da III Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa do RS - Unidos seremos Fortes

|


A UNIDADE SE ESTABELECEU – UNIDOS JÁ SOMOS FORTES!

No Dia 21 de janeiro de 2011 a partir das 13:30, religiosos de Matriz Africana e militantes do Movimento Negro e demais organizações apoiadoras da III Marcha pela vida e liberdade religiosa reuniram-se para realização do seminário que precedeu a Marcha. O Seminário “Liberdade Religiosa e Racismo – Unidos Somos Fortes” Previa a presença do Governador Tarso Genro, Ministra da Igualdade Racial Luiza Bairros, Prefeito de Porto Alegre Jose Fortunati, Gabinete da Primeira Dama do Estado Sandra Genro.

O gabinete do Governador agradeceu o convite e não mandou nenhum representante. A Ministra Luiza Bairros respondeu dois dias após o evento e justificou a ausência bem como de um representante por estar ainda organizando-se. O Gabinete do Prefeito foi representado pela Coordenadoria do Povo Negro Sr. Clóvis André da Silva e a Primeira Dama do Rio Grande do Sul foi representada pela Iyalorisa Sandrali Bueno.


A Composição da Mesa contou também com a Participação de Sandra Maciel, representando a Secretaria dos Direitos Humanos; Baba Diba de Iyemonja, Coordenador da Marcha; Iyalorisa Vera Soares, Coordenadora do FORMA-RS; Prof. Waldemar Pernambuco do Movimento Quilombista, José Antônio dos Santos da Unegro e Ana Leke Honorato do MNU-RS.

Foram abordados assuntos e casos de Intolerância no Rio Go Sul, a ausência da questão racial no governo que a transversalidade não está contemplando, a ausência de no mínimo um Religioso de Matriz Africana e um Quilombola no “Conselhão”, já que este tem assentamento de dois Pastores Evangélicos, um Bispo católico dois Padres.

Após as falas, foram entregues simbolicamente por Mãe Norinha de Oxalá, Mestre Borel e Mãe Maria de Oxum à Sandrali Bueno, Clóvis Silva e Sandra Maciel o Documento da Marcha e a Carta da Marcha aos Governos, contendo as reivindicações do Povo.
Também foi encaminhado pela Mesa que os aproximados 70 participantes do Seminário, se dirigissem ao Palácio Piratini para entregar ao Governador Tarso Genro os documentos, já que o mesmo não se fez representar.


Uma comissão liderada Por Baba Diba de Iyemonja foi recebida pelo Chefe de Gabinete do Governador Sr. Vinicius Wu, ao qual foi entregue uma Carta de Reivindicações a serem discutidas com o governo. Entre as demandas apresentadas foi cobrada a presença de representantes destes segmentos no Conselho de Desenvolvimento, criado pelo Governador; a criação da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial – COPPIR junto ao Gabinete do Governador; uma maior “equidade” na presença de negros no governo e a transversalidade da política racial entre as secretarias. Wu é um jovem Negro e declarou que a causa dos Religiosos e Movimento Negro é a causa também dele e comprometeu-se em intermediar com o Governador o diálogo permanente com os movimentos para atender as demandas trazidas. A comissão organizadora da Marcha já havia decidido transformar-se em Fórum Permanente, e este deverá manter este diálogo.


Após o ato no Palácio Piratini, a comissão dirigiu-se ao Largo Glênio Peres onde centenas de Religiosos e Militantes já se concentravam para a III Marcha Pela Vida e Liberdade Religiosa, que contou com a Participação de aproximadamente três mil Pessoas.
Faixas denunciando a Violência Policial contra Jovens negros na Praia de Cidreira, cartazes contra Intolerância Religiosa e Pedido de Paz, podiam ser vistas de longe.


No meio da Marcha uma Grande Roda com Cânticos para Sángò abraçou o Largo Zumbi dos Palmares, reafirmando aquele espaço como Território do Povo Negro, reivindicando que deixe de ser utilizado como estacionamento e que seja eriguido um monumento em homenagem a Zumbi demarcando o Espaço. Foi feito também denúncia de que a Brigada Militar insuflada por denúncias de moradores tem repreendido capoeiristas que se reúnem para a “tradicional Roda de Capoeira do Largo Zumbi” inclusive ameaçando prendê-los.

Do Largo Zumbi dos Palmares a Marcha retomou seu percurso seguindo até a Usina do Gasômetro. Na Beira do Lago Guaíba onde um Barco aguardava doze Religiosos fazer a entrega do Presente aos Orixás das águas sob cânticos entoados a Oxum, Iemanjá e Oxalá.

Durante todo o Percurso, cânticos para os Orixás foram entoados e tocados por Alabes aos quais os integrantes respondiam com entusiasmo saudando os Orixás.
No Gasômetro “músicas de ordem, com o “Povo do Axé” e Quem é de Axé, Sempre diz que é” do Raggamano Koyah foram cantadas fara finalizar nossa caminhada, mas não nosso compromisso.


Agradecemos às Organizações que participaram desta Construção aqui nominadas, em especial ao CESE – Coordenadoria ecumênica de Serviço – Salvador-Bahia, SINDISPREV-RS, SINDISERF-RS, CODENE – Conselho de desenvolvimento e Participação do Povo Negro do RS na Figura do Presidente Victor Hugo .

RENAFROSAUDE-RS, CEDRAB-RS, FORMA-RS, CECUNE-RS, MARIA MULHER – RS, YAHYA PRODUÇÕES ARTISTICAS, AFRICANAMENTE, ILE AXE IYEMONJA OMI OLODO, CONCAUGRA-RS, EGBE ORUN AIYE-RS, AKANNI – ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS, MNU-RS, PROJETO MOCAMBO-RS, MOVIMENTO QUILOMBISTA RS, IACOREQ, UNEGRO-RS, MOPS-RS, CEPPIR-GHC, COORDENADORIA MUNICIPAL DO POVO NEGRO, ASSOCIAÇÃO CLARA NUNES, ONG CASSANG ALVORADA-RS, ESCOLA BEABÁ DE ANGOLA,QUILOMBO DA FAMILIA FIDELIS,SECRETARIA DA IGUALDADE RACIAL DA CUT,QUILOMBO CHACARA DAS ROSAS,QUILOMBO MANOEL BARBOSA DE GRAVATAI-RS, REINO DA MÃE OXUM.


Baba Diba de Iyemonja –RS
Membro da Comissão Organizadora da III Marcha Estadual
Coordenador da RENAFROSAUDE-RS
Coordenador da CEDRAB-RS
“Quem tem Ori, Não baixa a cabeça”
“Se não lutar, Não muda” José Alves Bittencourt – Mestre Lua
“Um Mundo com Tolerância é Possível” FORMA-RS

III MARCHA ESTADUAL PELA VIDA E LIBERDADE RELIGIOSA DO RS

|

UNIDOS, SEREMOS FORTE!

RESUMO DA ULTIMA REUNIÃO

PRÓXIMA REUNIÃO 04/01/2011 - 18:30 SINDISPREV - Trav Francisco Leonardo Truda 40 - 12º andar - Venha construir connosco!


A Segunda Reunião para organização da "III Marcha pela Vida e Liberdade Religiosa do RS" , com o tema “Unidos, Seremos Fortes”, contou com a presença de 30 lideranças Religiosas e do Movimento Negro do RS reafirmando o processo coletivo e construção de Unidade. A Reunião Iniciou com relato feito Por Baba Diba de Iyemonja sobre a situação alarmante de perseguições à terreiros não só no RS, como no Brasil convocando à todos para este compromisso com a ancestralidade no dia 21 de Janeiro e a necessidade de que esta Marcha seja tão maior quantos as duas ultima realizadas nos anos anteriores e que o processo é político e apartidário e que a bandeira é uma só, a Bandeira do Orixa, Nkisi, Vodun, Caboclos, Encantados, Pretos Velhos e Povo da Rua. As organizações que se somam nesta construção são: MNU-RS, UNEGRO-RS, FAUERS, UNIAXÉS, AKANNI, Africanamente Escola de Capoeira Angola, MOPS-RS, Yahya Produções, Egbe Orun Aiye, CEDRAB-RS, RENAFRO-SAUDE-RS, Ile Axé Iyemonja Omi Olodo, FORMA-RS, CONCAUGRA-RS, ONG CASSANGUE, Maria Mulher, Espaço da Diversidade Smed –Alvorada, CAIO-Fraternidade de Ogum Beiramar-Alvorada-RS, Ile Ase Egbe Djeji Omade Omiyire, Movimento Negro de Pelotas, Gabinete do Povo negro de Porto Alegre, Projeto Mocambo-RS, SEIR-CUT-RS, Movimento Quilombista e Iacorec/CES.

Foram criadas três comissões de organização: Comissão de Infra Estrutura, Comissão de Mobilização e Comissão para estruturação de Seminário, que antecederá a marcha para discussão política e encaminhamento de documento da Marcha dirigidos às diversas esferas de governo, Alerj-rs e Camara Municipal . Um dos pontos a ser discutido no Seminário é o Estatuto da Igualdade Racial tanto de âmbito nacional quanto estadual, e Espaço do Negro no Poder Outro ponto é a assinatura do Plano Nacional de Combate a Intolerância Religiosa que foi barrada pelo processo eleitoral em virtude de uma "batalha" teocrática que se estabeleceu.

Ficou encaminhado que nas próximas terças feira até a Marcha, haverão reuniões às 18:30 no Sindisprev para dar conta dos encaminhamentos de apoios e retornos. Vejo vocês lá!



Participe da próxima Reunião dia 04/01/2011 ! Sua participação é importante!



COMISSÃO ORGANIZADORA



Baba Diba de Iyemonja

Unidos seremos Forte!

“Quem tem Ori, Não baixa a cabeça!”

“Um mundo com tolerância é Possível”