LANÇAMENTO DA CAMPANHA “QUEM É DE AXÉ, DIZ QUE É!” NO Rio Grande do Sul

|


O lançamento da campanha será dia 21 de maio de 2010 ás 14 horas no Plenarinho da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do sul.

Os Religiosos de Matriz Africana e Umbanda do Brasil mobilizam-se para uma verdadeira virada nos índices apresentados no CENSO de 2000 para o CENSO de 2010. O último censo (de 2000) não traduz a realidade religiosa do nosso povo, já que historicamente as religiões Afro e Umbanda foram perseguidas e marginalizadas e o povo foi induzido a negar sua identidade, sua negritude e sua religiosidade por conta do racismo. Nos dias de hoje trabalhamos nossa consciência para o enfrentamento desta intolerância e deste racismo evocando tudo aquilo que antes era negado, já que existem leis que garantem o direito de ir e vir e de liberdade de crença. Quando estes dados “ditos” oficiais não expressam a realidade, o prejuízo recai para os segmentos que são diminuídos, dificultando as reivindicações de políticas publicas e ações afirmativas sob alegação da não expressividade comparada com o todo.

O Rio Grande do Sul lança também a campanha, que é uma iniciativa do CEN Brasil (Coletivo de Entidades Negras) “Quem é de Axé, diz que é!” em apoio a esta mobilização nacional que incentiva e prepara os vivenciadores da Religião Afro Brasileira e Umbanda a assumir a sua identidade religiosa frente ao próximo Censo.


Precisamos tornar uníssonas nossas vozes.

Convocamos todos os Religiosos Afros e Umbandistas do Estado do RS a comparecerem e abraçarem esta idéia...

Quem é de axé, diz que é!

Não tenha vergonha de carregar um Orixá e sua ancestralidade!

0 comentários: