2010 Fórum Social Mundial terá Marcha pela Liberdade Religiosa

|

A II Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa será realizada no dia 25 de janeiro de 2010 e integrará a programação do Fórum Social Mundial, que acontecerá na Grande Porto Alegre de 25 a 29 de janeiro. Religiosos e simpatizantes de diversas tradições de matriz africana bem como de outras religiões farão parte da caminhada.

A concentração será no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, seguirá pela Avenida Borges de Medeiros até o Largo Zumbi dos Palmares, onde haverá um ato público. Em seguida, a Marcha se encaminhará à Usina do Gasômetro, onde os religiosos farão a entrega de um presente às divindades das águas no Rio Guaíba.

Em janeiro de 2009, a Marcha reuniu mais de duas mil pessoas. Nesta edição, a novidade é a participação das maiores lideranças e representações de comunidades-terreiro de todo o Brasil.

Liberdade Religiosa

A Marcha faz alusão ao dia 21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em que vivenciadores e simpatizantes de religiões de matriz africana de todo o Brasil saem às ruas para denunciar o racismo e a discriminação sofrida pelos religiosos, para defender o direito constitucional à liberdade religiosa e para dar visibilidade aos saberes e tradições dos espaços sagrados e ancestrais da cultura afro-brasileira.

No Rio Grande do Sul, diversos casos de intolerância religiosa motivaram a realização da Marcha, como a aprovação de leis que tentaram inviabilizar ou constranger rituais das religiões afro-brasileiras.

Religiões Afro e Saúde

A Marcha abrirá as atividades do Didá-Ará – 1º Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africana e Saúde: Comunidades Tradicionais de Terreiro Integrando Saberes, Fortalecendo Vínculos e Construindo o SUS, que será realizado entre os dias 26 e 29 de janeiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). EM BREVE SERÁ LANÇADO O SÍTIO NA INTERNET.

SERVIÇO:

EVENTO: 2ª Marcha Estadual pela Vida e Liberdade Religiosa

LOCAL: Concentração será no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público

DATA: 25/01/10 às 16h

PROMOÇÃO: CEDRAB – Congregação em Defesa das Religiões Afro-Brasileiras e Comunidade Terreiro Ilê Axé Iyemonjá Omi Olodô.

APOIO: Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Unegro-RS, MNU-RS, Concaugra-Gravataí, Corensdrab-Rio Grande, Africanamente, Akanni, Iacoreq, CEN – Brasil/Ba, FEUERS-Canoas, Mokambo, Yahya, Forma/RS, Uniaxés Canoas, Federação dos Cultos Afros de Pelotas-RS, Coletivo de Entidades Negras, Egbe Orun-Aiye/RS, entre outros.

0 comentários: