Faltam 11 dias para a II Marcha Estadual pela Vida e pela Liberdade Religiosa

|

A Marcha

Caravanas de todo o estado mobilizam-se para a II Marcha Estadual pela vida e liberdade religiosa a realizar-se no dia 25 de janeiro de 2010. A Marcha já conta com adesão de diversas organizações governamentais e não-governamentais do estado e do Cenário Nacional. A expectativa é que consigámos colocar um numero muito superior ao de 2009 de lideranças Religiosas nas Ruas de Porto Alegre. A Marcha também Marcará a abertura do Didá Ará - I Encontro Nacional de Tradições de Matriz Africanas e saúde no RS e estará abraçando a campanha lançada em Salvador na caminha nacional pela vida e liberdade religiosa realizada em 21 de novembro de 2009 pelo Cen Brasil "Quem é de axé, diz que é!", campanha importantíssima que prepara os adeptos de religião de matriz africana para o Censo de 2010 para que possamos saber quantos somos e onde estamos, dado necessário para reivindicarmos políticas públicas, ações afirmativas e regulamentação fundiária para nossos terreiros. Então, quando os recenseadores do IBGE baterem à sua porta, assuma sua religiosidade "QUEM É DE AXÉ, DIZ QUE É!"

Intolerância Religiosa

Mais um ato de intolerância e desrespeito a um dos terreiros mais expressivos e antigos da Bahia. Pela segunda vez consecutiva, o Ile Axé Opo Afonja de Salvador, cuja liderança religiosa é de nossa matriarca Mãe Stela de Oxossi foi invadido por vândalos. Desta vez o quarto de Oxum que foi depredado e estão sendo apurados os responsáveis que devem ser os mesmo que há alguns meses saquearam o quarto de Oxalá do mesmo terreiro.

Na cidade mais negra do Estado do RS, Rio Grande (80% população negra), mais um terreiro foi fechado por ação judicial. O Terreiro Ile Africano Pai José de Aruanda Candomblé Oju Omi D’Sango, Iyemoja e Oiya do Babalorixa Pai Marcos de Iyemoja foi denunciado por uma única Vizinha que alegou perturbação de seu descanso por conta do barulho dos tambores, o que foi definitivo para que o Promotor de Justiça do ministério Público da Cidade de Rio Grande, Dr. José Alexandre Zachia Alan, instaurasse uma ação cível contra o terreiro desconsiderando o caráter religioso, enquadrando-o como casa noturna e pedisse liminar solicitando o fechamento do terreiro entre outras penalidades como multa de R$1.000,00 ao dia pelo descumprimento. Já a Juíza da 3º vara cível da cidade Dra. Suzel Regine Neves de Mesquita, não deferiu a liminar considerou de caráter unilateral a prova produzida além de ser insuficiente, já que a medição de ruído foi feito em uma data em que os terreiros da cidade estariam festejando Iyemanja e não considera ruídos produzidos por terreiros de caráter irreparável ou de difícil reparação. Mesmo assim , o promotor referido entrou com agravo no TJRS onde o Des Jorge Maraschin dos Santos acolheu o agravo mandando fechar o terreiro. Juntamente com a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do estado estamos encaminhando recurso para tentar reverter a liminar e representar o Babalorixa em mais esta arbitrariedade do poder público contra a tradição milenar do nosso povo.

Mais do que nunca devemos tomar as ruas de todas as cidades do Brasil e exigir respeito a nossa tradição e lançar a pergunta: ATÉ ONDE VAI A SUA INTOLERÂNCIA? Quero ver você lá na MARCHA, dia 25 de Janeiro a partir das 14 horas no Largo Glênio Pêres!

Por uma cultura de paz e sabendo que um mundo com respeito às diferenças e tolerância é possível vista-se de branco, coloque seu fio de contas(guias) e seu Torso branco na cabeça e venha para II Marcha.


Quem tem Ori não baixa a cabeça” Baba Diba de Iyemonja”

“Quem é de Axé, diz que é...” CEN Brasil”

“Um mundo com Tolerância é Possível” FORMA –RS

“A união nos levou a vitória, vamos continuar unidos!” Mãe Norinha de Oxalá

“Sozinhos somos um, Unidos seremos uma legião” CEDRAB-RS


Baba Diba de Iyemonja
CEDRAB-RS - Congregação em Defesa das Religiões Afro Brasileiras - RS

0 comentários: